Dia do goleiro: herói e vilão no futebol
26/04/11 - 11h03 (Atualizado em 26/04/11 às 11h15) Fonte: Ribeirão Preto Online
O goleiro é o jogador que recebe mais pressão em campo e um dos que tem as maiores responsabilidades. Às vezes, o goleiro é o anti-herói do jogo.
"Ser goleiro é ser contrário de todo mundo, nós temos que impedir de fazer o que o torcedor mais gosto de ver, o gol", disse o goleiro da Portuguesa, Weverton Pereira da Silva, que jogou ano passado no Botafogo de Ribeirão.
Essa responsabilidade faz do goleiro o homem de confiança do treinador. Nos pênaltis, o “camisa 1” pode conhecer a glória ou o fracasso. Idolatrado a cada defesa, pode reverter completamente a situação, se houver qualquer vestígio de falha. “Frangueiro” e "mão-de-alface" são algumas das atribuições que eles terão de ouvir, dos torcedores, pelo mau desempenho. Dependendo da situação, isso pode desestabilizar o atleta e influenciar negativamente o placar do jogo.
"A cobrança é a mesma em relação aos outros jogadores em campo, mas a responsabilidade de um goleiro é sempre maior", disse Weverton.
Não é nada fácil ser goleiro. É por isso que eles merecem ter um dia só deles, reservado no calendário.
A ideia de criar o Dia do Goleiro surgiu há mais de 30 anos, de dois professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, o tenente Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski.
Carlesso foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974.
Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil, Carlesso e Bielinski decidiram criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição.
Uma grande festa, no Rio de Janeiro, que reuniu pessoas ligadas ao futebol celebrou o Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas foi só no dia 26 de abril do ano seguinte que essa data foi definida oficialmente, em homenagem a Haílton Corrêa de Arruda, o goleiro Manga, nascido em 26 de abril de 1937, na época campeã brasileiro pelo internacional e considerado até hoje um dos melhores goleiros da história.
Parabéns a todos os goleiros!
Vídeo postado no Youtube:
Aproveitamos para homenagear os goleiros da AFSJ em 2011: Gabriel, Ismael, Eunísio e Nicknig. Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário